A união entre arquitetura e design

Arquitetura e design são dois campos de atuação distintos, mas que cada vez mais estão unidos. Enquanto o primeiro busca organizar espaços atendendo funções e técnicas, o segundo visa implementar conceitos estéticos com foco na criatividade e no pensamento livre.

A união entre arquitetura e design

Esta colaboração tem se intensificado na busca por inovação e criação de diferenciais de mercado em empreendimentos imobiliários. Os profissionais que estão abertos a integração das disciplinas tem produzido projetos que alem de atender as necessidades dos clientes de forma personalizada, tem valorizado empreendimentos, acelerando sua comercialização.

“A arquitetura que é somente funcional não funciona, ela tem que ter beleza incorporada. O design, como pesquisa de produtos e materiais, oferece mais oportunidades para os arquitetos criarem novos tipos de experiências, fachadas, espaços por meia da utilização de diferentes materiais”, destaca Márcia Lissa Azuma, arquiteta parceira da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA). O escritório curitibano busca implementar em todos os seus projetos o design do ambiente construído como uma ferramenta de diferenciação no mercado. Com isso, a BSA vem se destacando na criação de edifícios icônicos, arrojados, únicos e marcantes no skyline da cidade.

“A arquitetura não deixa de ser uma forma de design, pois criamos conceitos e novas estéticas, mas em uma escala diferente. Uma sinalização adequada desenvolvida com design pode melhorar a comunicação nos espaços internos. Um móvel pode agregar ou pode desvalorizar o ambiente criado pela arquitetura. As duas áreas estão sempre se complementando”, fala a especialista.

A experiência com o design ajuda, ainda, a apresentar os projetos aos clientes de uma forma mais clara, objetiva e fácil de entender, quebrando a rigidez gráfica da representação arquitetônica. “Na arquitetura, estamos muito ligados à parte técnica, mas também à estética, então o olhar treinado no design ajuda nesse sentido”, aponta Márcia.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br

Acompanhe as novidades do escritório no Instagram e Linkedin, em @baggioschiavon