curiosidades
Valor do metro quadrado no interior do Paraná
Um dos mais dinâmicos do país, o mercado imobiliário do Paraná reflete a importância do Estado na economia nacional. Por Baggio Schiavon | Dia 23/10/2023
Com quase 200 mil quilômetros quadrados de extensão territorial, o Paraná tem importantes polos econômicos ligados à indústria e ao agronegócio que impulsionam um cenário promissor e repleto de oportunidades para investidores.
Grandes e médias cidades do interior do Paraná estão crescendo graças à robustez e heterogeneidade de produtos imobiliários. A exemplo de Cascavel, Maringá e Londrina, que são mercados fortes no setor de loteamentos, mas também altamente expressivos no segmento vertical.
Maringá, que hoje tem o metro quadrado mais alto entre as três cidades, ganhando um novo bairro, um projeto audacioso com a promessa de ser o mais sustentável do mundo, Inspirado em cidades europeias, o local vai comportar mais de 20 mil árvores, grandes alamedas, parques e ciclovias. O endereço do novo bairro também abrigará o novo Centro Cívico do município.
Lançado em dezembro de 2021, o Solaia Exclusive Residences, empreendimento em construção da Embraed, em parceria com a Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), é um dos novos atrativos em frente ao Parque do Ingá, que tem natureza exuberante e inspira qualidade de vida. A torre conta com 138 metros de altura e dois apartamentos por andar.
Em Londrina, a posição estratégica do terceiro município mais rico do Estado do Paraná, e ocupa o segundo lugar no valor do metro quadrado, tem ligação com importantes polos econômicos do país via terrestre e aérea, além de economia forte e diversificada, com ênfase para a qualidade de vida apresenta forte potencial para investimentos, segundo divulgação do IBGE.
Cascavel, por sua vez, em terceira posição, é reconhecida como a melhor cidade do Brasil, pelo Prêmio Cidades Excelentes, que valoriza entre os indicadores a mobilidade urbana, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, e está vivendo um excelente momento imobiliário com o planejamento de um novo bairro residencial.
Nesta cidade a BSA+ tem desenvolvido projetos relevantes nos segmentos de multiuso, comercial e residenciais, como o empreendimento imobiliário Legacy com a construtora JL, que mescla elementos da arquitetura moderna e contemporânea, trazendo vida, movimento e fluidez ao cenário urbano, aponta Flavio Schiavon sócio da BSA.
Em parceria com a Construtora Saraiva de Resende, a BSA construiu um olhar cosmopolita na assinatura do projeto arquitetônico do empreendimento multiuso Square Life Center. “Um empreendimento com esse conceito e porte, o maior do município, traz uma série de benefícios tanto para quem pretende morar como para quem deseja trabalhar neste endereço.
Este lançamento imobiliário, que também contempla uma operação hoteleira e um supermercado de alto padrão, promete facilitar a vida desta comunidade de diversas formas. Todas as frentes de atuação do empreendimento possuem acessos independentes. A concepção do Square Life Center garantirá privacidade e conforto para todos os seus usuários”, avalia Manuel Baggio, sócio da BSA.
Segundo Guilherme Werner, sócio da BRAIN Inteligência Estratégica, essas três cidades estão na esteira de desenvolvimento dos mercados de médio e alto padrão similares às cidades do interior de São Paulo. “O próprio ordenamento destes municípios, a resiliência econômica e o engajamento do poder público com planos diretores robustos e direcionados para o médio e longo prazo reúnem as condições ideais que propiciam o interesse por estes destinos”, afirma.
Para o arquiteto parceiro da BSA, Maurício Scheidt Martins, a valorização do metro quadrado destes municípios, a exemplo do patamar alcançado por Maringá, muito próximo de Curitiba, permite a presença da assinatura Baggio Schiavon Arquitetura em cidades como Cascavel, que experimentam um novo e importante momento no segmento imobiliário.
“A BSA é um player de referência nacional, com capacidade técnica reconhecida pelos principais incorporadores do Brasil, que exaltam a exclusividade de sua assinatura através de obras de grande porte, que são ícones de design, muitas vezes premiadas por características de sustentabilidade e gentilezas urbanas proporcionadas ao entorno dos empreendimentos que projeta”, avalia.