BSA aposta em fachadas dinâmicas trazendo movimento e sustentabilidade aos edifícios

Dois empreendimentos projetados pelo escritório curitibano trazem o elemento móvel e escultural que ajuda no controle da insolação e fornece privacidade

BSA aposta em fachadas dinâmicas trazendo movimento e sustentabilidade aos edifícios

Compostas por brises dobráveis ou deslizantes, as fachadas dinâmicas são um conceito arquitetônico que transcende questões funcionais, e que reforçam a personalidade contemporânea de edifícios como os empreendimentos Roc Batel e Icon, ambos criados pela Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), em Curitiba.

Sustentáveis, as fachadas dinâmicas ajudam no conforto térmico dos ambientes, uma vez que seus painéis móveis permitem praticidade e sofisticação no controle da insolação, da luminosidade e da ventilação ao longo do dia, podendo ser abertas, semiabertas ou fechadas, de acordo com a necessidade. Com isso, também contribuem para diminuir o uso do ar-condicionado, aumentando a eficiência energética do edifício. 

Na parte estética, as fachadas dinâmicas criam designs únicos e inovadores, em edifícios que estão sempre em movimento, além de oferecerem um ar contemporâneo ao prédio. Elas também fornecem uma maior conexão entre os ambientes internos com o entorno do empreendimento, ao mesmo tempo em que permitem controle da privacidade, quando necessário. 

Para as duas torres do edifício Icon, localizadas no Seminário, a BSA apostou em uma fachada contemporânea com brises móveis ripados que funcionam como um elemento escultural junto à varanda com guarda-corpo de vidro e os tons de cinza dos revestimentos. 

A face principal dos prédios foi erguida voltada para a praça logo em frente, concebendo um edifício com apartamentos muito favorecidos pelo sol e cuja vista é um presente para os moradores. “O partido arquitetônico foi desenvolvido para essa obra com uma fachada dinâmica, moderna, com painéis que alteram sua forma constantemente”, destaca o arquiteto Manuel Baggio.

Já o ROC Batel, localizado em um dos bairros mais desejados da capital paranaense, se transformou em um verdadeiro ponto de referência na região composta por edificações mais antigas. Seu conceito de plantas abertas, em que o imóvel é entregue sem paredes e os moradores podem adaptar o apartamento ao seu gosto e estilo pessoal, foi inspirado nos modernos edifícios de Nova Iorque. 

Para refletir esse aspecto atual do prédio, a fachada dinâmica foi a escolha da BSA, com placas metálicas bem marcantes que se movem para abrir e fechar as janelas e varandas. O térreo aberto proporciona integração com o entorno, pois não há muros de separação. “O ROC representa a vanguarda em conceitos e espaços para morar”, comenta o arquiteto Flávio Schiavon.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br

Acompanhe as novidades do escritório no Instagram em @baggioschiavon