Certificações GBC: a construção civil com foco na sustentabilidade

Construir de forma sustentável não é mais uma opção, mas uma premissa do mercado atual.

Certificações GBC: a construção civil com foco na sustentabilidade

Construir de forma sustentável não é mais uma opção, mas uma premissa do mercado atual. Nesse sentido, as Certificações são a melhor forma de garantir o compromisso ambiental das edificações que, alem da conformidade às Normas atendem demandas de bem-estar, saúde, qualidade de vida, sempre respeitando o meio ambiente.

“Cada edifício que projetamos é uma oportunidade para empregar práticas de construção sustentáveis, minimizando seu impacto no meio ambiente.  Desde a concepção de um edificio até a conclusão de seu projeto, adotamos medidas para reduzir resíduos, transporte de cargas, consumo de energia, incorporando materiais eco-friendly e maximizando a eficiência hídrica. Temos como objetivo criar espaços que funcionem de forma racional integrando-se harmoniosamente ao seu entorno, e que se transformem num legado positivo para as gerações futuras”, diz o arquiteto Fabriccio Dequech Bettega, da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA).

Construindo e operando edificações de forma integrada, as certificações garantem o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, que são os principais desafios enfrentados por governos e empresas hoje. Os “green buildings” contribuem para a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e colaboram para criar ambientes mais saudáveis, com uma evidente melhora da saúde e bem-estar das pessoas, qualidade do sono, funções cognitivas e redução de doenças.

“A arquitetura não é apenas uma expressão estética, mas também uma ferramenta poderosa para moldar um mundo mais sustentável e inclusivo. Ao integrar as Práticas ESG - Ambientais, Sociais e de Governança - em cada aspecto de nosso trabalho, estamos construindo mais do que apenas edifícios - estamos criando um legado de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social”, comenta o arquiteto.

Além de contribuir para um presente e futuro sustentáveis, os edifícios verdes também trazem vantagens econômicas para os seus proprietários. Uma pesquisa realizada por Odilon Costa e Wesley Silva, da Fundação Getúlio Vargas, analisou 2.000 edifícios comerciais em São Paulo e concluiu que a certificação green building era responsável pela valorização do m² de aluguel entre 4% e 8%, além de que os referidos espaços também apresentavam melhores taxas de ocupação.

Na BSA, a busca pelas certificações faz parte das metas do escritório em cada um de seus projetos. Um dos cases recentes de maior sucesso foi desenvolvido em parceria com a Laguna, no empreendimento Almáa Cabral, em Curitiba (PR). Localizado em meio às áreas verdes da região do Graciosa Country Club, o conjunto de três edifícios com 34 unidades é um oásis urbano em sintonia com a natureza ao redor. 

O Almáa Cabral recebeu a certificação GBC Platinum por suas soluções inovadoras, como placas solares na cobertura que atendem as áreas comuns e tecnologia de ponta que garante conforto térmico, acústico e lumínico dos apartamentos. Além disso, 100% da energia consumida pelos carros elétricos dos moradores será gerada pelo próprio empreendimento.

“Escritórios que investem em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas sustentáveis destacam-se no mercado, atraindo clientes que buscam designs únicos e responsáveis”, avalia Fabriccio.

Conheça a seguir as certificações GBC:

LEED

A Leadership in Energy and Environmental Design é a certificação de construções sustentáveis mais usada no mundo hoje, presente em mais de 160 países.

GBC Casa e GBC Condomínio

Aplicável a novas construções, avalia as fases de projeto e obra em quesitos como redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida da edificação; qualidade da edificação e desempenho técnico; e redução de consumo de água, energia, resíduos enviados para aterros e emissões de gases de efeito estufa.

GBC Brasil Zero Energy 

É uma ferramenta para o desenvolvimento de construções, reformas ou operação, visando o equilíbrio entre o consumo e geração de energia por fontes renováveis nas edificações.

GBC Life

Certifica projetos de interiores residenciais com foco em conforto, saúde e bem-estar, em questões como qualidade do ar, iluminação, termoacústica e consumo consciente.

Projetos da BSA com selos de green building:

  • Seventh Avenue Life e Work, Curitiba – LEED Gold
  • AR3000 Cabral Corporate & Offices – LEED Platinum e GBC
  • Llum Batel– LEED Gold
  • Mariano Torres 729 Corporate – LEED Gold
  • Edifício Neo Corporate – LEED Gold
  • Curitiba Office Park – LEED Silver
  • Corporate Jardim Botânico – LEED Gold
  • Aroeira Office Park – GBC
  • Iguaçu 2820 – GBC
  • Maison Legend – Aqua