Baggio Schiavon Arquitetura é referência em BIM

Especialista no uso da tecnologia há uma década, o escritório paranaense coleciona cases de sucesso em projetos de diferentes portes.

Baggio Schiavon Arquitetura é referência em BIM

A Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) está sempre em busca do novo. Faz parte da cultura do escritório antecipar tendências para o mercado. E foi assim com o BIM (Building Information Modeling), metodologia que, hoje, é amplamente conhecida, porém ainda subutilizada pelos escritórios brasileiros. Com foco total no aperfeiçoamento da gestão de obras, implementamos essa metodologia em 2013 e nos valemos deste processo desde então para antever adversidades e avaliar decisões.

Desde o atendimento do primeiro cliente BIM da BSA colecionamos cases de sucesso que fizeram com que o escritório se tornasse referência em Curitiba na aplicação do modelo. Mesmo em um momento em que pouco se recorria à modelagem da informação da construção, saímos na frente e instigamos o mercado e nossos parceiros a se aprofundar nessa ferramenta de gerenciamento. 

Atualmente, todo o time BSA é treinado para atuar com a tecnologia BIM. Para isso, contamos com um manual de modelagem próprio para cada um dos elementos, desenvolvido especificamente para nosso escritório e escopo de trabalho dos clientes atendidos pela BSA. 

O BIM tem diferentes níveis de detalhamento e de informação. Usamos o modelo básico em todos os projetos do escritório, inclusive os residenciais, e também atendemos solicitações de clientes que demandam compatibilização mais complexa e específica, que compreendem desde a estrutura a projetos hidráulicos, elétricos, de ar-condicionado, de interiores e paisagísticos, entre outros.

O empreendimento Talent, de 2020, foi um dos nossos cases BIM de maior relevância. Junto à construtora, desenvolvemos a tecnologia, os processos e as diretrizes que serviram de base para os projetos seguintes que fizemos em conjunto, como os edifícios Quintessence, Epic e o recém-lançado Jardim Aurora Batel, que veio para selar uma parceria de confiança que só evoluiu a cada etapa.

O reconhecimento do cliente, que percebeu o crescimento e a melhoria de seus próprios processos após a nossa jornada BIM, é um grande balizador, para a BSA, do sucesso desta empreitada. Foi um verdadeiro salto para a construtora, que hoje usa nosso modelo para fazer um controle orçamentário mais eficiente, permitindo uma melhor tomada de decisão. 

Por Camila Ribeiro, coordenadora da BSA e especialista em BIM.