Arquitetura paramétrica: Tecnologia a favor da criatividade e economia

Modelo de projeto usa algoritmos generativos para auxiliar o arquiteto na tomada de decisões, oferecendo uma série de parâmetros de base em poucos minutos

Arquitetura paramétrica: Tecnologia a favor da criatividade e economia

A BSA vem utilizando há anos softwares com tecnologia paramétrica que viabilizam a especulação formal e definições práticas de novos projetos como o caso dos edifícios Mai Home/Work e Etherea.

Estes programas estimulam a criatividade no processo de desenvolvimento do projeto, permitindo a implantação de curvas sinuosas, geometrias complexas e formatos impressionantes para edifícios, que são calculados com a ajuda de um computador, elevando a arquitetura a um patamar jamais visto anteriormente.

Os softwares analisam as variáveis, que levam em consideração as informações fornecidas pelo arquiteto, e, por meio de algoritmos generativos, oferecem as opções de traços, volumes e planos possíveis de acordo com os parâmetros escolhidos. Com isso, abre-se um leque de opções ao profissional, que pode explorar soluções funcionais, inovadoras e disruptivas sem a necessidade de criar manualmente um modelo para cada situação.

Conhecidos por suas obras de grande impacto e de formas excepcionais, inovadoras e singulares, grandes nomes da arquitetura já adotaram a arquitetura paramétrica em seus projetos, como Frank Gehry, Zaha Hadid, Norman Foster, Jean Nouvel e Jacques Herzog.

Além das construções disruptivas, a arquitetura paramétrica também permite uma grande economia de tempo aos profissionais, uma vez que o software é capaz de gerar inúmeras hipóteses diferentes a partir de parâmetros variados em questão de minutos. O arquiteto alimenta os softwares com dados sobre a construção, como localização, clima, carga estrutural, carta solar, tipo de solo e ventos predominantes, e o programa fornece parâmetros por meio dos quais o profissional consegue elaborar o projeto com mais precisão.

Outra vantagem é a economia de recursos e a redução do desperdício. A arquitetura paramétrica permite projetar edifícios com alto grau de desempenho, se transformando em uma importante ferramenta na promoção da sustentabilidade. O arquiteto estabelece critérios específicos, como custo, eficiência energética e uso de material, e o programa de computador o ajuda a otimizar o projeto de acordo com essas necessidades.

A tecnologia BIM (Building Information Modeling), que a Baggio Schiavon Arquitetura utiliza em seus projetos, é uma importante ferramenta para a arquitetura paramétrica. Ela auxilia o arquiteto em seu processo criativo e o ajuda a tomar as melhores decisões a partir da análise dos parâmetros fornecidos pelo algoritmo, levando em conta o planejamento, o orçamento e a manutenção das construções.

Apesar de a arquitetura paramétrica ainda ser aplicada com mais frequência em grandes projetos arquitetônicos, ela também pode ser usada em escalas menores, como em design de interiores. Nestes projetos, ela ajuda a trazer conforto aos usuários de forma mais precisa, por meio da análise de parâmetros como luz e ventilação, absorção térmica e desempenho dos materiais.