Steel frame: as vantagens de estruturas de aço

Entenda como a utilização desse material traz mais leveza, precisão e velocidade às obras.

Steel frame: as vantagens de estruturas de aço

Steel frame. O nome é um velho conhecido das empresas de construção no Brasil, mas comparado com outros países, ainda estamos engatinhando no que diz respeito a aproveitar as possibilidades que esse material traz. As vantagens das estruturas em steel frame são muitas e entre elas podemos destacar a execução rápida do projeto e o baixo impacto ambiental.

Ainda existe um conceito errôneo de que esse material é mais indicado apenas para grandes edifícios ou grandes galpões agrícolas e industriais. Na verdade, suas possibilidades vão muito além disso e conhecer as vantagens que o steel frame traz é o primeiro passo para que você possa não apenas considera-lo nas próximas construções, mas também conferir na prática os benefícios em um comparativo direto com outros materiais.

Comparado com a madeira, o steel frame é mais leve

Vamos explicar. Se você pesar uma placa de madeira e uma placa de aço, ambas de mesmo tamanho, o produto feito de aço será mais pesado por conta da sua densidade. Quando se trata do steel frame, entretanto, o design faz com que a peça em questão seja mais leve do que se comparada com outros materiais similares, inclusive a madeira.

As vantagens por conta disso são muitas: se torna mais fácil trabalhar com o material no canteiro de obras e os custos de transporte são reduzidos em função do peso. Outra vantagem é a possibilidade de simplificar o desenho de uma fundação ou de sistemas estruturais, o que pode ajudar a reduzir o orçamento da obra como um todo.

Você pode construir mais rápido

Se tempo é dinheiro, usar uma solução que economiza o seu tempo é sinal de economia no final da obra. Projetos que requeiram mais agilidade em sua execução podem se beneficiar do steel frame. Essas peças são construídas já de forma a se adaptarem a um design específico de forma que elas são entregues já no molde necessário para que sejam utilizadas.

 

Como as peças são cortadas milimetricamente e todo o processo é feito por maquinário específico, isso diminui as chances de erro humano durante o trabalho de confecção, resultando em menor desperdício de material e, consequentemente, mais economia.

Há economia de dinheiro em vários aspectos

Se você optar pelo steel frame, é possível afirmar que há alternativas antes, durante e depois de uma obra para economizar. Leve em consideração, por exemplo, que o steel frame pode ser reciclado, o que gera economia para todos os envolvidos. Em segundo lugar, esse material é mais durável, o que diminui também os custos de manutenção.

Além disso, desde a década de 80 o custo de produção por tonelada também foi reduzido de forma significativa, de forma que esse custo de fabricação hoje já chega ao consumidor final, que paga menos por um produto de melhor qualidade.

Trata-se de uma alternativa sustentável

O aço é feito a partir de materiais recicláveis e, ainda por cima, pode ser reciclado ao final da sua vida útil. Ou seja, se o seu projeto visa receber certificações ambientais, ele está mais propenso a receber um sinal verde se apostar nesse tipo de material.

Segundo o Steel Recycling Institute, mais de 80 milhões de toneladas de aço são recicladas todos os anos, o que faz dele o material mais reciclado no mundo. Desde 1990, a indústria reduziu o uso de energia para a produção de uma tonelada de aço em 28%. Nesse processo, as emissões de CO2 também caíram em 35% por tonelada de aço.

Experiência e qualidade: fatores-chave para o sucesso

Apesar de o material em si apresentar muitas vantagens, é necessário adicionar outros dois itens nessa equação para se obter bons resultados: a experiência do construtor e o uso de materiais de boa qualidade. Quando isso ocorre, não tenha dúvidas de que o steel frame se torna uma das melhores opções na construção também para empreendimentos de menor porte.