Proporções superlativas para o NEO Superquadra

Planejado pela BSA, o empreendimento multiuso interligou três torres em quase 60 mil m² de área construída e marcou um período de grandes investimentos.

Proporções superlativas para o NEO Superquadra

O Neo Superquadra, projeto de 2009 da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), atribuiu nome e sobrenome a uma época recente, que surgiu após um grande marasmo no mercado imobiliário de Curitiba, na avaliação do arquiteto Flavio Schiavon. “Foi um período em que o setor da construção civil tinha um espaço muito grande em Curitiba e começou-se a vislumbrar empreendimentos de grande porte”, explica o sócio-fundador da BSA.

Segundo Schiavon, alguns terrenos importantes com uma grande infraestrutura implantada, que estavam subutilizados, passaram a contar com uma escala melhor de ocupação, uma oportunidade do mercado dinamizar uma área importantíssima na cidade. “Essa relação “ganha-ganha”, trouxe benefícios tanto aos proprietários da área, como ao empreendedor, à construtora e à cidade. Claro que isso funciona desde que se tenha o projeto certo no lugar certo”, ensina. “Foi uma fase extremamente importante para o escritório, período onde consolidamos o design arquitetônico, normas e compatibilizações. Assumimos uma demanda imensa e uma responsabilidade gigantesca”, reconhece.

Encurtando e conectando caminhos

Uma das características mais marcantes do projeto Neo Superquadra é a fruição. Com três frentes e acessos diferentes: pela Avenida Cândido de Abreu, Rua da Glória e Rua Heitor Stokler de França, o complexo seguiu o conceito de cidade-jardim, comum na Inglaterra do pós-guerra. A escolha envolveu muito estudo e pesquisa em profundidade para otimizar a vocação do terreno e tirar o melhor proveito dele e da localização privilegiada. “A Rua da Glória, era uma quadra muito longa, praticamente 300 metros, que não se conectava. Fizemos questão de criar uma praça, ampliada com os edifícios, que permite que as pessoas encurtem ou cortem o caminho pela Rua da Glória para a acessar a Cândido de Abreu. Um espaço totalmente público, uma gentileza urbana, que acabou acarretando em uma revitalização de um eixo isolado”, classifica o arquiteto. O design do boulevard também relacionou tendências observadas em Berlim, Milão e Nova Iorque.

Pela enorme quantidade de área construída que ele viabilizava, desde o início do projeto se previa diversificar os produtos. Ou seja, não ter uma concentração só de escritórios ou apartamentos. Em um único terreno foram construídas uma torre residencial, uma comercial e uma corporativa – Neo Residence, Neo Business e Neo Corporate, que foram entregues em 2013.

As torres ficaram independentes, porém interligadas pelo boulevard que permite acesso dos pedestres às três ruas que o cercam. Tais estruturas formam um mix que começa com salas comerciais, dessas multimodulares, perto de 30 m², que podem ser unidas formando conjuntos cada vez maiores. Um segundo edifício que é basicamente corporativo e respeita as alturas máximas de zoneamento, com 10 pavimentos de lajes corporativas, com conjuntos de 250 m² cada um deles, que previam a utilização do andar inteiro por empresas únicas. E depois apartamentos que começam com estúdios nas partes baixas e chegam a apartamentos com dois dormitórios na zona alta, ainda com uma série de espaços comerciais no seu embasamento, que visam justamente suprir todo esse público que trabalha e mora no conjunto com comércios e serviços.

Leed Gold

A Neo Superquadra foi capaz de oferecer a máxima qualidade de vida e a interação humana com a natureza, tanto no interior como no entorno do empreendimento. A sustentabilidade recebeu muita atenção da BSA, a ponto de a Secretaria de Meio Ambiente fornecer a Licença Ambiental de Instalação número 476, a primeira fornecida pela Prefeitura de Curitiba para este tipo de empreendimento. A construção foi desenvolvida de acordo com o Relatório Ambiental Prévio (RAP), que desde já previne os possíveis impactos ao meio ambiente.

A obra também dispõe de diversos recursos que visam o melhor aproveitamento de materiais, como reuso de água, fachadas em vidros especiais que deixam passar a luz e refletir o calor, ar-condicionado não poluente e acendimento automático das luzes nas áreas comuns. Tais ações prepararam o Neo Business e o Neo Corporate para o recebimento da certificação Green Building Council, concedida por órgão especializado nos Estados Unidos. “A pontuação do Neo Superquadra alcançou um grau bastante relevante e comemoramos a conquista da certificação Leed Gold”, conclui Schiavon.