
arquitetura e urbanismo
Empreendimentos restauradores marcam nova era da arquitetura
Bem-estar torna-se consenso no mercado imobiliário Por Baggio Schiavon | Dia 11/04/2025

Busca por equilíbrio, redução do estresse e criação de hábitos saudáveis. Essas são algumas das questões que impulsionaram a tendência do bem-estar no segmento imobiliário, mas, você sabe qual foi o ponto de inflexão da arquitetura wellness no Brasil? A mudança de consciência sobre a adoção de uma nova atmosfera vem sendo discutida há mais de uma década em países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos e Europa, mas foi a pandemia de Covid-19 que instaurou entre os brasileiros a conscientização sobre a importância da saúde física e mental.
Se a demanda por sustentabilidade e conexão com a natureza já existiam e agregavam valor a projetos de alto padrão, foi a crise de saúde global (março de 2020 a maio de 2023) e o torpor do lockdown, que direcionou a reflexão sobre como os espaços influenciam no cotidiano dos seres humanos e alavancou o mercado que hoje respira o wellness design como premissa para empreendimentos residenciais e comerciais.
Em Curitiba, Paraná, o PINAH - projeto da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), empreendimento da incorporadora Laguna - reconhecido como o primeiro edifício residencial a receber a certificação WELL Platinum da América Latina teve sua jornada materializada em um momento crucial. “O PINAH foi desenvolvido pelo nosso time durante a pandemia e esse processo trouxe à tona muitas reflexões sobre a importância de viver em meio à natureza”, reflete o arquiteto Flavio Schiavon, sócio-fundador da BSA.
“O endereço central, apesar de desafiador, também trouxe um contexto de desenvolvimento muito positivo para beneficiar a experiência do morar. A presença no terreno de 13 imponentes Araucárias, espécie nativa do Paraná, trouxe insights inspiradores que transformamos em soluções como apartamentos com diferentes configurações, que resultaram em uma fachada imponente e dinâmica”, contextualiza Schiavon.
A certificação WELL avalia 10 requisitos, entre eles, a qualidade da água e do ar e o estímulo à boa nutrição e à prática de exercícios, melhorando os ambientes e impactando de forma positiva a vida dos ocupantes.
O edifício Pinah, em Curitiba, atende a diversos requisitos da certificação WELL. Iluminação natural nos apartamentos e bosque privativo ascendem como uma das principais vantagens do endereço. O estratégico monitoramento da qualidade do ar nas áreas comuns e renovação automática, quando necessário, também validam uma importante característica de bem-estar do empreendimento. Na capital paranaense, a garantia do conforto térmico é um grande diferencial e o conforto acústico, em localização de vida social pulsante, confirma mais uma benesse de uma vida tranquila em localização privilegiada.
Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br
Acompanhe as novidades do escritório no Instagram e Linkedin