A importância do master plan para a arquitetura e o urbanismo

Um master plan é uma ferramenta de planejamento físico-espacial de uma cidade ou de parte dela, que traz recomendações e propostas acerca de um bairro, uma vizinhança ou até mesmo de um empreendimento de grande escala. Por meio de uma série de documentos gráficos ou escritos, ele estabelece as diretrizes para as ações futuras em torno daquele local.

A importância do master plan para a arquitetura e o urbanismo

O master plan costuma ser usado para auxiliar nas fases iniciais de um processo de planejamento, oferecendo direcionamentos que devem ser seguidos no desenvolvimento do projeto. Ainda que dinâmico, permitindo alterações ao longo do caminho, ele precisa ser sempre bem fundamentado, pois um master plan mal feito pode impactar de forma negativa nas intervenções que serão feitas em determinada área.

No contexto urbano, as propostas são desenvolvidas após estudos e análises da questão que está sendo definida, sempre levando em conta as necessidades e o bem-estar das pessoas que vivem – ou viverão – no espaço. Desta forma, os master plans são apresentados como diretrizes para o desenho das ruas de uma cidade, os sistemas de transporte e a distribuição de áreas verdes, entre outros. Por meio destas escalas de ação, eles atuam como verdadeiros modelos de regeneração urbana. 

Na Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), os master plans estão em pauta. O escritório tem focado em estudos de viabilidade para grandes implantações residenciais e planejamento de condomínios industriais,, logísticos e residenciais em diversa localidades do Brasil. Recentemente, Flávio Schiavon participou de reunião com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, para falar sobre um grande projeto urbanístico no interior do Estado. 

Já em Mato Grosso e Santa Catarina, as equipes da BSA têm se dedicado, em parceria com clientes locais, a analisar o perfil de cada região criando empreendimentos pautados no compromisso ambiental buscando harmonizar os conceitos mais atuais de qualidade de vida e mobilidade. 

“São análises criteriosas sobre o melhor aproveitamento de cada área, o valor do investimento e o retorno esperado. Os indicativos de um master plan são de grande importância para a tomada de decisão na análise de um empreendimento, pois sublinha informações para sua real viabilidade”, esclarece o arquiteto Flávio Schiavon.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br

Acompanhe as novidades do escritório no Instagram e Linkedin