Edifícios Ícones: One World Trade Center

Fachadas impressionantes criam uma marca inconfundível em uma construção. Entre os edifícios mais icônicos da atualidade está o One World Trade Center – tanto pelo que representa como por sua arquitetura arrojada.

Edifícios Ícones: One World Trade Center

Ele é o arranha-céu principal do novo complexo do World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, e fica localizado no lado noroeste do terreno das antigas torres gêmeas. Após a sua conclusão, em 2014, ele se tornou um dos edifícios mais altos dos EUA e do mundo, com 541 m de altura — ou 1.776 pés, fazendo uma homenagem ao ano em que a Declaração da Independência dos Estados Unidos foi assinada.

A construção fez parte de um esforço para lembrar e reconstruir o complexo original do World Trade Center, que foi destruído durante os ataques de 11 de setembro de 2001. Seu projeto foi elaborado pelo arquiteto americano David Childs, do escritório SOM (Skidmore, Owings & Merrill). Após passar por alguns ajustes, o design final trouxe uma torre octogonal que se afunila à medida que sobe. Revestida de vidros fixados e posicionados em ângulos variados, a fachada reflete a luz e a paisagem ao redor, transformando o edifício em uma superfície dinâmica e brilhante.

O edifício nasce de uma base de aproximadamente 62 metros por 62 metros, a mesma área das torres originais. Com 57 metros de altura, ela traz paredes de concreto altamente reforçadas, que servem como uma barreira de segurança, e é coberta de vidro laminado triplo e de lâminas de aço inoxidável em relevo. 

Acima da base, as laterais da torre são chanfradas, o que permite que ela tenha diferentes nuances de cor e luminosidade dependendo da incidência solar e do ângulo que se observa. O desenho desses cantos foi feito de aço inoxidável em relevo, relembrando as laterais das torres gêmeas originais.

O One World Trade Center apresenta uma estrutura híbrida composta por um núcleo maciço de concreto e uma rígida armação de aço, que foram parafusados e soldados para tornar a torre altamente reforçada. A forma afunilada da torre reduz a exposição às cargas de vento, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de aço estrutural necessário para erguer um edifício tão alto. 

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br

Acompanhe as novidades do escritório no Instagram e Linkedin