DOC Castelo Batel - um case que evidencia o diálogo entre épocas

BSA relata desafio para conectar um patrimônio histórico à contemporaneidade, passando pela opinião pública.

DOC Castelo Batel - um case que evidencia o diálogo entre épocas

Emoldurar uma construção quase centenária, da primeira metade do século XX, e criar uma solução arquitetônica contemporânea que permita a conexão entre duas épocas distintas, de forma fluída e harmônica. Além de ter tornado realidade essa equação, o DOC Castelo Batel, inaugurado em 2019, foi reconhecido pelo mercado curitibano como ´Empreendimento do ano – 2016´, graças à excelência do trabalho realizado pela Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), que evidencia neste projeto a excelência arquitetônica, construtiva e jurídica do escritório paranaense diante de um desafio exponencial.

O nome DOC influencia não apenas o caráter do edifício, mas a própria solução arquitetônica. O empreendimento, composto por dois núcleos de circulação vertical que distinguem uma área mais voltada à saúde e outra às diversas áreas comerciais, foi inspirado nos Medical Office Buildings (MOB’s) - que integram consultórios, clínicas, procedimentos e terapias, reunindo segurança e inovação. “Segundo Gianmarco Haddad, coordenador de projetos da BSA, cada unidade comercial possui, por exemplo, ponto de águas, característica fundamental para o funcionamento de consultórios médicos e odontológicos. “O projeto contemplou geradores de energia, banheiros acessíveis, corredores com dois metros de largura, área de expurgo, depósitos, elevadores especiais para maca e portas duplas”, descreve. “Outro cuidado técnico consistiu em criar uma via de desaceleração que não era obrigatória. Fizemos para servir de porte-cochère e embarque e desembarque de ambulância”, destaca.

Engenharia jurídica

No entanto, os bastidores desse projeto envolveram complexas frentes de trabalho. Primeiro, o uso adequado e respaldado juridicamente de um terreno com uma unidade de preservação histórica, passando por toda a complexidade arquitetônica de um espaço multiuso atendendo aos rigorosos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dedicamos cerca de dois anos tramitando em diversos órgãos e levando o empreendimento até um licenciamento completo após ser efetuado um Relatório Ambiental Prévio (RAP), com o intuito de mapear todas as interferências que o DOC poderia causar não apenas no sistema viário da região, como polo gerador de tráfego, mas também uma série de outros impactos”, frisa o arquiteto Flavio Schiavon, sócio-fundador da BSA. “O fato é que, a certa altura do processo, me dei conta de como foi fundamental termos vivências anteriores com outros empreendimentos complexos para temos sucesso com toda essa articulação, que considerei uma verdadeira engenharia jurídica para viabilizar o DOC Batel”, analisa.

Fachada de vidro e alumínio

Por integrar um imóvel com uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) tombada pelo Estado, a equipe precisou seguir várias orientações a fim de não comprometer a estrutura do Castelo do Batel. “A primeira ideia seria fazer algo extremamente contrastante, como acabou ficando, um edifício bastante contemporâneo para marcar o seu tempo, em contraste com o emblemático Castelo do Batel”, recorda Schiavon. Como se não bastasse, a empreitada também precisou conciliar o projeto com a opinião pública e a BSA sofreu pressão para que fosse desenvolvido um projeto neoclássico. “No entendimento de alguns incorporadores, esse seria, inclusive, o caminho mais certo e o mais recomendável. Mas, nos orgulhamos por termos travado uma luta grande e bem-sucedida”, constata Schiavon.

Na visão de Haddad, uma das defesas para viabilizar o projeto era que ao criar uma arquitetura mais moderna, a poluição visual deixaria de existir. “Conseguimos ocultar os prédios da Visconde de Guarapuava e agregamos valor à fachada e ao cenário de toda a região passando longe da monotonia”, considera.

Arquitetando um multiuso com ambiente conceitual de saúde

Para o DOC, a BSA apostou no mix de linhas puras na fachada de vidro e alumínio, com muita luminosidade e alta tecnologia, além de ter trazido excelência arquitetônica e construtiva. O empreendimento contempla 80 salas comerciais, de 27 a 68 m², que podem chegar a espaços de até 642 m². Já a ala do DOC Batel conta com 139 consultórios, de 33 a 45 m², que também podem ser flexibilizados em até 642 m² privativos. “Até pela condição do terreno e suas características, o edifício ficou com um átrio central coberto que proporciona um aspecto interessante para uma área médica, permite conforto visual e estabelece um conceito que remete ao espaço de um shopping”, constata o coordenador de projetos da BSA. O andar térreo reforça essa proposta servindo de cartão de visitas para o centro médico oferecendo cinco unidades privativas para o funcionamento de lojas, que juntas somam 815,66m², mais uma área para Café, além de Espaço Concierge, auditórios e Espaço Fit.