BSA emprega dinamismo em projeto comercial

A arquitetura vertical sempre foi pautada por cronogramas desafiadores.

BSA emprega dinamismo em projeto comercial

A arquitetura vertical sempre foi pautada por cronogramas desafiadores. Para quem assina o projeto arquitetônico, a busca por alternativas que ajustem as expectativas do cliente e driblem o calendário, sempre exigiu a identificação de ferramentas que entreguem qualidade, sem deixar de lado a honrosa equação custo-benefício. E neste sentido, a técnica construtiva adotada é, invariavelmente, uma das primeiras decisões a serem levadas em consideração, tanto por questões de execução, como pelos custos de mão de obra e acabamentos, evitando desperdícios de recursos.

Para revolucionar a obra do Comercial Batel, empreendimento da incorporadora KZK, a Baggio Schiavon Arquitetura optou por uma técnica construtiva bastante difundida na Europa, o steel frame, que é um sistema previamente projetado, calculado estruturalmente e produzido industrialmente. “A escolha se deu em virtude da demanda de flexibilidade solicitada pelo cliente. E, para agregar valor a essa tecnologia, além do steel frame, o escritório optou por trabalhar com uma fachada unitizada, que permite a velocidade de instalação”, comenta a arquiteta Paula Morais.

De acordo com a arquiteta, a fachada unitizada propicia maior eficiência produtiva, uma vez que possibilita a execução simultânea com a estrutura do empreendimento. “A soma do unitizado ao steel frame e à estrutura metálica fez com que a obra do Comercial Batel computasse uma economia de tempo estimada em sete meses”, argumenta Paula.

Para traçar um comparativo, caso a solução proposta para a construção do empreendimento fosse o concreto armado, a obra demandaria uma equipe média de 25 pessoas. No entanto, como a BSA recorreu às tecnologias e processos mais modernos disponíveis na construção civil, apenas sete pessoas foram necessárias para desenvolver toda a parte estrutural do prédio. “Alcançamos uma considerável economia de tempo e de mão de obra, compatibilizada com todos os projetistas complementares”, avalia a profissional.

Altamente racionalizada, precisa e sustentável, onde há o steel frame existe a garantia de uma mão de obra extremamente qualificada, que trabalha para garantir o cumprimento de prazos.