As principais feiras de arquitetura no Brasil no segundo semestre de 2018

Saiba quais são os principais eventos de arquitetura que acontecem no Brasil no segundo semestre deste ano.

As principais feiras de arquitetura no Brasil no segundo semestre de 2018

Estar em constante atualização, debatendo e atuando no mercado de arquitetura e urbanismo é importante para profissionais de todas as idades. Sendo assim, nada melhor do que ficar de olho nas principais feiras de arquitetura que acontecem no Brasil em 2018.

Na lista, incluímos fóruns, festivais, seminários, encontros e exposições que estão previstos para acontecer nos próximos meses. Selecione aqueles que têm mais a ver com a sua formação e com o seu campo de trabalho e planeje-se para estra presente trocando ideias e ampliando o seu networking.

I Fórum Regional do Patrimônio Cultural

O Fórum integra a programação da Mostra de Patrimônio Cultural que acontecerá entre os dias 17 e 31 de agosto e inclui oficinas de Educação Patrimonial, exposições temáticas, e a V edição do Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural.

Archcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura

O Aechcine é o primeiro festival com esse tema e acontece no Rio de Janeiro desde 2016, sendo uma janela de divulgação pioneira no Brasil. Em sua primeira edição em Brasília, o festival pretende exibir cerca de 20 filmes de diferentes formatos, entre nacionais e internacionais e tem entrada gratuita.

  • Data: 28 de agosto a 1º de setembro de 2018
  • Local: Museu dos Correios – Brasília/DF
  • Site oficial: http://www.archcine.com/

Seminário Internacional “Gestão Inovadora de Bairros Históricos”

O seminário internacional “Gestão Inovadora de Bairros Históricos” é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, em parceria com o CAU/SP e o programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismos da FAU-Mackenzie, com apoio do IAB/SP e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do MEC).

  • Data: 10 e 11 de setembro de 2018
  • Local: Universidade Mackenzie – São Paulo/SP
  • Site oficial: http://www.caubr.gov.br/

FESQUA: Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes

Neste evento, estarão reunidos os principais fabricantes e compradores de portas, janelas e componentes metálicos e de madeira, aço e PVC, além de equipamentos e acessórios para apresentação dos seus produtos e serviços. 

  • Data: de 12 a 15 de setembro de 2018
  • Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo/SP
  • Site oficial: http://www.fesqua.com.br/

4º CATS – Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade

O evento acontecerá na cidade mineira de Cataguases e contará com oficinas, palestras, visitas guiadas aos bens tombados e sessões de comunicação. Alguns nomes já estão definidos: os arquitetos Ceça Guimaraens, Francisco Fanucci, Manoel Ribeiro, Pierre Andre-Martin e Mario Cezar da Silveira, além das turismólogas Maria José Ribeiro e Olga França.

Cataguases é uma cidade tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) por inúmeros trabalhos de arquitetos e artistas como Niemeyer, Bolonha, Portinari, Tenreiro, Djanira, entre outros.

7º EICCMU - Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana

A temática dessa edição é será Mulheres e Lugares Urbanos. Considerando a formação das cidades e da lógica urbanística prioritariamente capitalista, patriarcal e colonialista, o 7º EICCMU fomenta discussões que rompam com tal norma. Sendo assim, propõe a visibilidade das mulheres, tanto na formação de conhecimento sobre teorias e práticas urbanas, quanto nas suas vivências com a cidade.

Expo Urbano

O evento tem como temas principais estética, conforto, segurança e recreação em lugares públicos, como ruas, praças, parques, instalações esportivas, praias e áreas de lazer. A Expo Urbano reúne empresas que oferecem produtos e serviços para o planejamento e construção, design, equipamentos, manutenção e gerenciamento de espaços urbanos.